por Daniel Dantas
É muito comum os casais escolherem o local da recepção tendo como principal parâmetro o custo-benefício, ou pela necessidade de mais ou menos decoração. Mas e se a gente te disser que o estilo das fotos é muito influenciada pelo tipo de ambiente?
A câmera capta a luz de forma semelhante ao olho humano, mas com uma faixa dinâmica muito menor, o que limita o quanto ela consegue registrar simultaneamente em áreas muito claras e muito escuras, então por mais moderno que seja o equipamento, com muitos botões, funções, ferramentas e mais recentemente até com ajuda da IA, existe uma coisa que é fundamental para qualquer foto... a luz, seja ela natural ou artificial. Se não houver o mínimo possível de luz, a câmera registra exatamente o que o nosso olho enxergaria: o breu.
Certo, mas onde isso implica no contexto do ambiente da recepção?
Você já nos viu trabalhando em algum evento, ou mesmo qualquer outro fotógrafo, deve ter notado que constantemente estamos utilizando flashes (aquela luz que dispara muito rápido), leds (que são luzes que ficam acesas constantemente), ou mesmo utilizando a luz natural do sol ou a própria iluminação cênica (são as luzes da decoração ou de palco, que podem ser utilizadas de diversas formas diferentes). Mas toda a estrutura (ou falta dela) do ambiente pode afetar a forma como qualquer uma dessas luzes incide no assunto a ser fotografado.
Parece confuso, mas vou tentar explicar várias situações diferentes sem ser muito técnico, para que vocês consigam entender melhor. Possívelmente temos uma foto de exemplo para todas as situações.
Mas vale uma observação antes. Não existe "foto certa" ou "foto errada", parte do trabalho de um fotógrafo de eventos é se adaptar conforme a necessidade. Em todo evento existem inúmeros fatores que fazem com que ele seja único, mesmo quando acontece no mesmo lugar. O objetivo deste texto é ajudar os casais a escolher o lugar ideal para o seu casamento, tendo como perspectiva a fotografia.
CASO 1 - AMBIENTE ABERTO DURANTE O DIA
Aqui não precisamos nos preocupar com luz artificial. Toda iluminação vem da nossa maior fonte de luz, o sol. Isso não torna o trabalho mais fácil, pois existem fatores como horário, presença de árvores ou pontos de sombra, céu limpo ou nublado...

Diferente do olho humano, a câmera não consegue registrar grandes diferenças de luz e sombra. Ou temos altas luzes equilibradas e sombras muito escuras, ou sombras equilibradas e altas luzes sem informação (o que chamamos de foto estourada). Então, principalmente em casamentos entre 10h e 15h, temos que achar um equilíbrio entre luz e sombra, pois esse é horário onde temos o sol mais alto e mais intenso.
É comum nesse tipo de situação, frequentes variações na luz do sol, por conta de nuvens que surgem fazendo mais sombras.
Horários onde o sol está mais baixo, como das 7h as 8h ou das 17h as 18h (o horário varia de acordo com a estação) tem um equilíbrio de luz e sombra mais suave, o que costuma deixar um aspecto mais "agradável" aos olhos. Assim também evitamos que os noivos fiquem com os olhos levemente fechados para evitar a luz direta do sol. MAAAAS vamos lembrar que esse período passa rápido, então em algum momento podemos cair no período de sol alto, ou na escuridão que precisa de luz artificial.

Com um pouco de sorte, temos um clima nublado. Estranho pensar assim, né? Pois é, as nuvens podem funcionar como um "difusor natural gigante", onde toda a luz do ambiente estará suavizada. Então não temos muitas sombras, nem altas luzes. O porém? Obviamente a possibilidade do tempo nublado se transformar em chuva. O que é muito comum em datas entre novembro e fevereiro.
CASO 2 - AMBIENTE ABERTO DURANTE A NOITE
Aqui não existe milagre, toda foto vai depender da iluminação artificial de forma direta. Se a foto será iluminada por flash, led ou iluminação cênica, vai depender muito do momento e do propósito da fotografia. Mas dificilmente teremos o ambiente iluminado junto com o assunto. Isso porque na maioria das vezes a luz estará direcionada ao objetivo da foto. Por exemplo, na foto abaixo temos uma luz de flash vindo lateralmente iluminando o rosto do Rafael, enquanto todo o restante da foto é iluminada pela luz cênica (principalmente do palco).
Logo abaixo no mesmo evento, temos uma foto feita somente com a iluminação cênica.


E então temos um ensaio onde a iluminação cênica são apenas pequenos pontos de luz, e o casal foi iluminado com um led. Repare que a quase ausência de iluminação cênica faz com que o ambiente praticamente não apareça da foto.

Mas não se preocupe se nessas três opções você teve uma preferência. É provável que durante o evento aconteça todas essas (e até outras) situações. É parte do nosso trabalho "criar" e aproveitar essas situações.
CASO 3 - AMBIENTE FECHADO COM COBERTURA "LISA"
Nesse caso, não existe muita diferença entre o dia e a noite. Em alguns lugares durante o dia, ainda é possivel trabalhar com a luz natural. E mesmo que não seja, o aspecto da luz artificial ainda é bem similar à natural.
Isso porque é muito comum utilizarmos a luz do flash rebatendo no teto, desde que esse teto seja branco (ou alguma cor próxima ao branco), não muito irregular e nem muito alto (mais de quatro metros de altura).
Imagine uma pequena, mas muito potente fonte de luz, onde ela mesmo com certa distância, atinja seu alvo sem muita variação de tamanho em relação a sua origem. Se essa origem for circular, consequentemente veremos um ponto de luz circular muito forte no destino. Mas se esse destino for reflexivo (como um teto branco), com certa distância essa luz volta de forma mais suave em todo o ambiente.
Não pretendo dar uma aula de física aqui, mas acho que uma imagem (tirada do google) pode exemplificar melhor.

E o resultado é esse aqui. Um assunto bem iluminado com uma luz suave e o ambiente que já conta com a iluminação cênica, tem um melhor equilíbrio com a luz difusa do flash.

CASO 4 - AMBIENTE FECHADO COM COBERTURA IRREGULAR OU TELHA
Aqui temos ainda que pensar em duas situações. Durante o dia e durante a noite. Vamos começar pela noite...
Lembra do que acontece com a iluminação à noite em ambientes abertos? Então, aqui é uma situação muito parecida. Pois tetos irregulares refletem a luz de forma imprevisível, tetos muito altos fazem a luz perder potência e demoram mais para refletir de volta ao assunto e tetos coloridos ou telhas de barro (pessoal da nossa região conhece bastante) vão refletir a mesma cor do teto no assunto. A solução é trabalhar de forma similar ao ambiente aberto. Onde a luz fica direcionada ao assunto e utilizamos a luz cênica de apoio.

Mas e durante o dia? Vamos relembrar o primeiro caso, onde temos grandes diferenças de luz e sombras. SE o ambiente interno é muito mais escuro do que a luz natural que vem de fora, o que é extremamente comum de acontecer, e temos portas ou janelas abertas, se não houver nenhuma fonte de luz artificial pra "compensar" essa direfença de luz, ou temos uma foto muito escura onde podemos ver o que existe do lado de fora, ou temos uma foto bem iluminada no ambiente interno enquanto o externo está completamente "estourado".
Normalmente nós tentamos contornar essa situação com a luz artificial, mas as vezes pode não ser possível em um momento específico, ou deixamos assim intencionalmente por "liberdade artística". Vamos lembrar que não existe certo ou errado aqui.

Mas mesmo com a luz artificial, ainda é possivel conseguir resultados bem interessantes em muitas situações.

DICA BÔNUS
Sabe aquelas fotos com "luzes borradas", que dão uma sensação de movimento?(muitas vezes essa é a visão do pessoal que extrapolou no álcool durante a festa). Elas são feitas na grande maioria das vezes com o uso da luz artificial. E é possível fazer em qualquer tipo de ambiente. Mas claro, é o tipo de foto que tem um propósito e não é feita a qualquer momento.

Dito tudo isso, esperamos ter ajudado na escolha do local ideal para o seu casamento. Como mencionado algumas vezes, não temos escolhas melhores ou piores. E sempre vamos criar diversas situações que exploram tudo que temos de possibilidades durante o evento. Mas com esse guia acreditamos que fica mais fácil entender como a escolha do local pode influenciar no estilo da fotografia.
Já casou? Conta aqui pra gente (e pra todos os leitores) quais foram os prós e contras do lugar onde vocês realizaram o casamento.
Até a próxima!